Consulta Multas de Trânsito – DETRAN

Multas de Trânsito Consulta

Muitas vezes acabamos cometendo infrações de trânsito na correria do dia a dia e depois vem à preocupação. É possível fazer consulta de multas de trânsito no conforto de sua casa ou do seu trabalho e até mesmo do celular.

consulta-de-multa-detran

Consultar Multas DETRAN

A multa de trânsito é uma penalidade de natureza pecuniária e que é imposto pelo órgão responsável pelo trânsito em determinada localidade. Estas são impostas aqueles que descumprem as regras definidas pelas normas de trânsito.

O processo de aplicação de multa de trânsito está regulamentado pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT), exatamente no capítulo XVIII e que ainda é subdivido em seções: I- Da Autuação; e II- Dos julgamentos da autuação e das penalidades. Segundo este código, infração é qualquer tipo de não cumprimento de qualquer dos preceitos que estão no CBL.

E quem é responsável pela infração de trânsito?  Quem é o responsável pela infração podem ser vários sujeitos, o condutor, o proprietário do veículo (no caso de ser outra pessoa) e transportador. Isto está inclusive expresso no art. 257 Caput do CBT.

Outro detalhe sobre a multa de trânsito é que seu valor varia de acordo com a infração cometida que vai ser proporcional a infração cometida, ou seja, quanto mais grave a infração, maior o valor da multa. Além da multa, o infrator autuado sofrerá a punição na forma de pontos na sua carteira de habilitação. A partir de 20 pontos na carteira, o infrator perde o direito de dirigir. Além disso, há ainda infrações que por si só já determinam a suspensão do direito de dirigir, como é o caso de dirigir sob efeito de algum entorpecente (drogas e/ou álcool) ou no caso de deixar de prestar socorro a uma vítima de transito em que o condutor estiver envolvido.

detran-consulta-de-multas

Outros casos que o condutor perde automaticamente o direito de dirigir são: dirigir ameaçando pedestre, disputar corrida; promover ou participar, na via pública, de competição esportiva sem permissão da autoridade competente; transitar em velocidade superior em mais de 50% da máxima permitida para determinada via ou rodovia; utilizar-se, em via pública, de veículo demonstrar ou exibir manobra perigosa; transpor veículo sem autorização bloqueio viário policial; forçar passagem entre os veículos, entre outras situações.

Outro detalhe importante em saber sobre as infrações de trânsito é que de acordo com esta infração, corresponde a pontos. As infrações leves, 3 pontos; média, 4 pontos na carteira; grave, 5 pontos na carteira; gravíssima, 7 pontos. Lembrando que estas informações sobre multas cometidas somente é válido para quem possui a carteira de motorista definitiva. Quem tem apenas a permissão para dirigir não podem cometer infração enquanto estiverem nesta condição (12 meses).

Quanto a você que ainda não recebeu a multa em casa e deseja verificar a multa de transito é possível à consulta pelo site da Secretaria da Fazenda do seu estado, através de dados como RENAVAM e a Placa do Veículo. Outra forma de consulta de multas é através do site do DETRAN do seu Estado que normalmente disponibiliza uma série de serviços via online. Para consultar multas acesse: www.consultademulta.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *