Consulta FGTS 2018 – Tabela, Saldo

FGTS 2018 Consulta

O Fundo de Garantia de Tempo e Serviço (o FGTS) é um benefício estabelecido por lei desde a década de 60.

O FGTS tem como objetivo principal ajudar o trabalhador que foi demitido recentemente, você somente perde o direito caso se demita ou seja demitido por justa causa. Veja a seguir como fazer a consulta 2018 do FGTS.

fgts-consulta

Consultar Extrato do FGTS 2018

É bom que você saiba que o valor do FGTS não é descontado de seu pagamento, ele é de total responsabilidade do seu empregador, ou seja, é um direito seu e um dever do dono da empresa. Sabia que todo o trabalhador seja qual for sua função – rural, doméstico, temporário, formal ou qualquer outra categoria -, sendo a única regra possuir a carteira assinada deve receber o FGTS em 2018.

É interessante dizer que prestadores de serviços autônomos não recebem o FGTS 2018.

Consulta de Saldo FGTS 2018

Se você deseja consultar seu FGTS 2018 você precisa ir até o site da Caixa Econômica Federal e buscar a aba “Benefícios do Trabalhador”, lá você vai encontrar a opção “FGTS”. Quando você clicar ali vai ter que preencher com seu Número do de Identificação Social ( que no caso é o PIS/PASEP)  e a senha que está cadastrada.

consulta-fgts

Caso o seu FGTS 2018 seja inativo e seguir a mesma ordem, sendo que em vez de informar seu número de PIS você coloca o seu CPF ou NIS junto com a sua data de nascimento.

Com isso você vai saber todas as informações necessárias para vê seu saldo no FGTS e  sacar o seu FGTS 2018.

Se esta é a sua primeira consulta ao FGTS 2018 saiba que você vai precisar colocar o número de seu NIS e depois clicar em “cadastrar senha”. Quando isso for feito você vai ser levado a uma página onde estará o regulamento, você deve ler com cuidado e calma todo o texto, para então continuar com seu cadastro no FGTS.

Em seguida você deve preencher os campos com seus dados pessoais – também será pedido seu Título de Eleitor -, apenas assim você vai poder consultar seu FGTS 2018.

Quando você acaba de fazer seu cadastro você já pode fazer a sua consulta ao FGTS sem problemas, também pode consultar outras coisas através do portal da Caixa. Ou se preferir você pode ir até uma das agências da Caixa ou em algum posto do Caixa Fácil.

consultar-saldo-extrato-fgts

Quando sua conta do FGTS 2018 dá inativo, o que fazer?

Uma conta inativa no FGTS 2018 é a conta que tem os valores que não foram sacados e que foram acumulados ao longo da vida, em outras palavras quando você acaba encerrando seu trabalho e por falta de informação você acabou não sacando seu dinheiro.

É importante que você saiba que o FGTS inativo pode ser sacado até mesmo se a empresa que você trabalhava tenha falido. Então caso a sua conta de FGTS inativo você pode sim sacar seguindo toda a orientação do próprio site.

Caso você deseje saber o calendário do FGTS 2018 basta você procurar no site da Caixa. Se você deseja sacar o FGTS 2018 por algum motivo forte, como comprar uma casa própria ou em caso de aposentadoria, também poderá ser feito em caso de falecimento do trabalhador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *