Consulta de Multas DETRAN

DETRAN Consulta de Multas

Algo que nenhum motorista deseja receber, é uma multa de trânsito, pois além de precisar pagar a mesma, o motorista leva alguns pontos em sua carteira, e a quantidade de pontos vai depender do tipo de multa sofrida.

consultar-multa-detran

Classificação de Multas e Pontos

As multas podem ser classificadas de 4 maneiras diferentes, e a classificação está baseada em sua gravidade.

A primeira das 4 classificações é a leve, logo após vem a média, a grave e a última que é a gravíssima.

Poder de aplicação

Existem apenas alguns órgãos que tem autonomia para a aplicação de uma multa, e são eles: Polícia Militar, Polícia Rodoviária e os órgão de trânsito da cidade em que o motorista se encontra dirigindo seu veículo.

consulta-de-multas-detran

Limite de pontos

Existe um limite de pontos, que o condutor pode ter em sua carteira, antes que ele precise fazer a reciclagem da mesma.

E o limite máximo, é de 20 pontos, após o condutor exceder esse limite, por exemplo, chegar até os 21 pontos, o motorista, ficará proibido de dirigir, e com sua carteira de habilitação suspensa, fazendo com que o mesmo tenha que fazer um curso de reciclagem, para que possa voltar a dirigir.

CNH cassada

O que nenhum motorista deseja, é sua carteira de habilitação cassada, e para isso, é necessário que o condutor, tome cuidado com algumas infrações, que resultam em cassação, e são elas:

-Dirigir um tipo de veículo, que não se enquadra na classificação da CNH.

-Dirigir alcoolizado.

-Realizar corridas e manobras irregulares.

-Permitir que uma pessoa sem habilitação dirige um carro.

-E por fim, dirigir sem utilizar lentes corretoras, se o mesmo necessita usar.

O tempo mínimo, que dura uma cassação é dois anos, após acontecer isso, o condutor pode requisitar novamente sua carteira de motorista, tendo que fazer todo o processo de novo.

consulta-pontos-cnh-detran

Diferença entre apreensão, retenção, remoção

Primeiramente a apreensão tem como princípio, fazer com que o proprietário não possa dirigir seu veículo, por um tempo de 30 dias, mas isso vai depender da gravidade da infração que foi cometida, e no caso de apreensão, o veículo fica com o órgão que efetuou a infração.

Já quando ocorre a retenção, quer dizer que o veículo vai permanecer em um certo lugar, até que a irregularidade do mesmo seja concertada, e ele possa voltar a se locomover.

E por último, a remoção, é quando se precisa mover o veículo, um exemplo disso, é quando o veículo se encontra estacionado em local proibido.

Consulta DETRAN 2018

Para que o condutor possa realizar a consulta DETRAN, o mesmo vai precisar acessar o site do DETRAN de seu estado, após isso, é necessário ir até a página que se refere a consulta de multas.

Depois disso, basta fornecer o número da CNH do condutor, o CPF, e a validade da CNH, e fornecendo isso, todas as informações referentes a aquela CNH, ficará disponível ao condutor.

É importante que o condutor faça essa pesquisa frequentemente, para que sempre esteja atento se o mesmo possui alguma multa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *