Consulta CPF

CPF Consulta e Imprimir

A consulta do CPF deve ser feita para evitar fraudes e prejudicar suas contas – caso você não reconheça de onde veio à cobrança ou caso tenha alguma cobrança indevida em seu nome -, você deve consultar seu CPF com uma certa regularidade para evitar esse tipo de transtorno.

consulta-cpf

Sem percebemos entregamos o nosso CPF para fazermos algum cadastro em lojas, quando vamos a compras apresentamos nosso CPF para ele ser impresso na nota fiscal, quando contratamos algum serviço e em várias outras situações durante o dia podemos acabar informando o número de nosso CPF, essa atividade se tornou tão comum que nem percebemos quando entregamos nosso documento importante a pessoas perigosas.

Então consultar o CPF é uma atividade muito importante, não sendo apenas para evitar fraudes, mas também para o caso de você ter pagado uma conta mais a empresa continua mantendo seu nome “sujo”, se for essa a ocasião você pode contratar um advogado e conseguir algo contra a empresa.

Você pode fazer a consulta do CPF no portal da Serasa Consumidor. Basta você ir até o site que vai está na página inicial, é normal está na parte à esquerda o local que você deve informar seu CPF e realizar a sua consulta.

consultar-imprimir-cpf

Saiba que você vai precisar fazer um cadastro na Serasa para fazer essa consulta ao CPF.

Após ter realizado sua inscrição você deve escolher se você prefere receber a confirmação do cadastro por e-mail ou através de seu celular, escolha a que mais estiver fácil para você e aguarde.

Quando você tiver confirmado o seu cadastro, vai ser enviado a você um link, você terá que clicar ali. Já que é a sua primeira vez, você terá que colocar no campo pedido o seu e-mail ou seu CPF e informar a senha.

Assim, quando todo esse procedimento estiver sido realizado, você já pode vê as informações online de seu CPF, será mostrado para você – caso estiver com o nome sujo – algumas informações para que você consiga regularizar a sua situação e quitar a sua divida.

Se por acaso for apresentado a você alguma divida que não tenha sido feita por você, você deve realizar um boletim de ocorrência o mais rápido possível, também deve entrar em contato com a empresa e se informar sobre a cobrança mostrando a eles que não foi você e avisando sobre a fraude, também será necessário que você procure o órgão de proteção do consumidor para receber uma orientação adequada, principalmente se a empresa que está fazendo a cobrança recusar o seu pedido.

cpf-consulta

É importante que você sabia que essa consulta é totalmente gratuita, mas a faça dentro do site da Serasa, cuidado com os sites duvidosos que você pode acabar encontrando através do Google ou qualquer outro sistema de procura online.

Emitir Comprovante de Situação Cadastral

Você também pode consultar seu CPF nos postos credenciados, para isso basta você ir até o posto regular de sua cidade e solicitar a consulta do CPF. Saiba que nesta consulta você só precisa informar seu nome e o número de seu CPF e algum documento com foto (de preferencia o RG), ela também é realizada de forma gratuita. Caso você tenha alguma divida pendente vai aparecer toda a informação sobre ela, incluindo o valore a data da divida. Se você não estiver devendo nada vai aparecer “nada consta”.  No site da Receita Federal você consegue consultar e imprimir o CPF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *